Buscar
  • CNA Boa Vista

Como fazer uma boa prova no FCE!


Nada mais normal do que criar uma ansiedade nas semanas que antecedem o exame, não é mesmo? Até certo ponto ela é saudável, a ansiedade deixará seu cérebro mais ativo, em estado de prontidão, você lembrará naturalmente o que sabe. Os exames da Cambridge são desenvolvidos para testar a naturalidade do uso do idioma, o quão natural é falar, escrever, ler, ouvir, pensar em inglês para você. Isso significa que se você usasse o idioma no seu cotidiano o tempo todo, você faria um excelente exame. E o que fazer para se preparar melhor para o grande dia? Seguem aqui algumas dicas que podem ajudar a se sentir mais preparado e confiante.

Nos meses anteriores ao exame, crie uma rotina de estudos que envolva atividades prazerosas também. Você lê? Leia em inglês. Escreve? Escreva em inglês. Ouve músicas? Assiste a filmes? Então, tudo pode ser incluído nessa rotina. O que também deve ser incluído nessa rotina são exercícios focados no exame, para que você se acostume com a dinâmica de cobrança do conteúdo e também aprenda novas expressões. Ao se deparar com novas expressões, utilize-a. Relacione-a com a sua vida de alguma forma, use-a num texto, no seu dia-a-dia.

A chave do aprendizado é a associação. O conhecimento é guardado de forma estrutural no cérebro, um neurônio “ligado” a outro. Você só acessa o conhecimento quando tem um caminho forte no seu cérebro até ele. Já parou pra pensar o que uma música te faz lembrar? Ou uma frase? Um filme? Tudo no cérebro é associação! E só as fortes sobrevivem. Quando dormimos o cérebro desfaz associações fracas e solidifica as fortes. Cabe a você fortalecer o que quer, e essa parte não é feita da noite pro dia. Por isso rotina é importante. A ideia do exame é que você saiba as respostas de forma intuitiva, por isso, decorar regras gramaticais e expressões não são recomendados. Você saberá as respostas, porque já leu tanto, já fez tantos exercícios, já falou tanto, já ouviu tanto, que simplesmente não pode ser outra resposta senão a certa. O que significa se expor ao idioma o tanto quanto for possível com curiosidade e interesse. Por que foi escrito assim? O que significa tal expressão? Quando posso usar? Tenha atenção aos detalhes na hora do estudo, muito alunos se comunicam bem em inglês, mas cometem muitos erros gramaticais. Não há necessidade de decorar regras, mas sim usar o conteúdo da forma como foi aprendido em sala.

Quanto ao grande dia, vale lembrar que não serão tolerados atrasos. Você deverá deixar tudo que trouxer consigo na secretaria, então procure não trazer muitas coisas. Você poderá trazer água e comida, mas esses também deverão ficar na secretaria, você poderá pegá-los nos intervalos sem grandes problemas. A prova possui dois intervalos, então não se preocupe em ficar muito tempo em sala, isso não vai acontecer. E sim, você pode ir ao banheiro durante a prova, só cuide com o tempo. As normas da Cambridge são muito rígidas em relação ao tempo da prova também, procure treinar os exercícios da prova para fazê-los dentro do tempo esperado, considerando que há necessidade de preencher o gabarito.

Antes desse dia, tenho uma dica de ouro: pare de estudar uns dois dias antes. Sério mesmo? Sério. Para ter certeza que você vai fazer uma boa prova, é importante estar bem. Então seu foco deve ser fazer o possível para estar bem nesses dias, fisicamente e mentalmente também! O que faz você relaxar? Exercícios? Dormir? Ler? Jogar? Comer? Então faça-os. Sem excessos, é claro. Cuide de si, se leve ao parque ou ao shopping, durma mais, faça tudo que goste. A tranquilidade pré-prova é a chave do sucesso. Uma mente tranquila lembra do que é perguntado, é criativa, funciona melhor. Minha experiência em sala de aula tem mostrado isso. Então meus queridos, tão importante quanto estudar, é relaxar! Desejo a todos uma excelente prova!

Teacher Tati Wagenfuhr

Referências

GUYTON & HALL – Textbook of Medical Physiology, Chapter 57

RODRIGUES & GARATTONI – O que acontece enquanto você dorme

78 visualizações
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

© 2019 por CNA Curitiba Boa Vista

Escola de idiomas

Contato

Endereço

R. Holanda, 719 - Boa Vista, Curitiba - PR, 82540-040