Buscar
  • CNA Boa Vista

Qual o segredo para aprender um novo idioma?

Dicas de uma poliglota: Lýdia Machová (TED TALK).

Quando você levanta da cama de manhã cedo e faz todas as atividades que costuma fazer no seu dia-a-dia, você precisa pensar em cada movimento antes de agir? E você que já tem a prática de dirigir, precisa pensar e depositar toda sua atenção em cada mudança de marcha ou ação dentro do carro? E, para conversar com as pessoas ao seu redor, usar o português, isso demanda muito esforço?

Não! Nós fazemos essas ações no piloto-automático. Podemos fazê-las e deixar a energia de nosso cérebro para outras atividades ou ações que não aprendemos ainda. Aí é que está a chave: para que algo seja automático precisamos aprender e praticar até o ponto em que se torne natural.

Ao aprender uma outra língua isso não é diferente. Para falar fluentemente é necessário chegar nesse ponto em que para se comunicar não seja preciso pensar no vocabulário, gramática ou pronúncia, isso tudo já está lá e você só usa, sem esforço.

Eu sei! Eu sei que não é tão simples assim. Aprender um novo idioma pode ser muito difícil.  Pessoas passam anos tentando sem atingir a fluência. Mas com certeza não é impossível! A poliglota Lýdia Machová em sua TED TALK denominada “The secrets of learning a new language” que também é o título desse texto “Os segredos para aprender um novo idioma” dá algumas dicas para que esse processo seja mais fácil.


Machová em sua palestra diz que gosta tanto de aprender novas línguas que busca aprender uma nova a cada dois anos. Ela diz também que é sempre questionada sobre como ela faz isso. Por um tempo ela não sabia responder, porém, ela resolveu pesquisar sobre o assunto. Existem encontros de poliglotas, pessoas que falam diversas línguas, pelo mundo e nesses encontros ela conheceu diversas pessoas, fez amizades e resolveu perguntar a essas pessoas: Como você faz para aprender um novo idioma? Com as respostas recebidas de seus colegas ela chegou a essas QUATRO DICAS:


1. Divirta-se! Para aprender um novo idioma é necessário apreciar o processo. Machová comenta que ao explicarem sua metodologia e mostrar seus materiais de estudo para ela os rostos de seus colegas brilhavam porque eles gostavam muito do que faziam e como faziam. Ela, por exemplo, gosta muito de ler e amava os livros do Harry Potter e já havia lido diversas vezes, portanto, para aprender, leu o livro em espanhol. No começo não entendia nada, mas continuou lendo até que no final já estava acompanhando o enredo quase sem dificuldades. Para aprender alemão, ela assistiu seu seriado favorito, FRIENDS. Demorou, mas em um certo momento os diálogos começaram a fazer sentido. Ou seja, encontre maneiras de CURTIR O PROCESSO enquanto aprende, procure atividades que não se importe de fazer todos os dias.


2. Tenha uma metodologia! É claro que apenas curtir não é o suficiente. Decorar algo de um dia para outro também não vai ajudar. É necessário REPETIÇÃO para realmente guardar a informação. Existem diversas metodologias disponíveis e você não precisa usar uma só. A metodologia, no entanto, precisa ser entendida, abraçada e vivenciada.

A metodologia CNA funciona! Não lute contra ela, tente se encaixar nela durante as aulas, participe das atividades, tente se expressar 100% em inglês. Use as ferramentas disponíveis para você!


3. Crie um sistema! Sei que está ocupado, ninguém mais tem tempo para se dedicar, nos dias de hoje. Mas, é possível criar tempo se você planejar um pouco. Ou acordar um pouco mais cedo, ou usar o tempo dentro do carro indo ao trabalho, escola, faculdade... TENHA UM PLANO para praticar diferentes tipos de atividades de maneira em que elas se encaixem no seu cotidiano.


4. Tenha paciência! Pode demorar um pouco e provavelmente vai! Mesmo que não seja possível aprender um idioma em um semestre é totalmente possível alcançar melhorias visíveis. DÊ VALOR AS PEQUENAS VITÓRIAS. Elas são extremamente importantes. Curta cada aula, cada novo item aprendido. Isso fará a diferença para que não desista quase pisando na linha de chegada.


Aproveite essas dicas e lembre-se: Você vai chegar lá!

Teacher Rafaela R. T. de Lima

REFERÊNCIAS E ADENDOS:

AUTOMATICITY:

https://skild-edu.org/what-is-automaticity/

https://www.youtube.com/watch?v=yzMM1lVECE4

https://simplicable.com/new/automaticity

TED TALK:

(TED: Tecnologia, Entretenimento e Design.)

(TED TALK: Conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, "ideias que merecem ser disseminadas". Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet).

Lýdia Machová – TED Salon: Brightline Initiative – The secrets of learning a new language.

https://www.ted.com/talks/lydia_machova_the_secrets_of_learning_a_new_language#t-513839)

43 visualizações
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

© 2019 por CNA Curitiba Boa Vista

Escola de idiomas

Contato

Endereço

R. Holanda, 719 - Boa Vista, Curitiba - PR, 82540-040